segunda-feira, 11 de junho de 2007

O Orkut como ferramenta de Marketing


Como o Orkut é um site que dispensa apresentações e é conhecido por coisas boas e ruins que muitas pessoas já estão cansadas de saber, decidiu-se que a melhor forma de abordar o assunto seria fazer uma pequena pesquisa sobre algum produto em comunidades do site. Então eis a minha pesquisa.
Produto pesquisado: Smirnoff Ice
O que é: É uma vodca com limão e graduação alcoólica baixa de 5%.
Comunidades pesquisadas:

Pesquisa feita entre os dias 8 e 11 de junho de 2007.

Vamos primeiro às considerações dos que gostam do produto.
A comunidade “Loucos por Smirnoff Ice!” possui um dono (criador da comunidade) e oito mediadores que ajudam a controlar tudo que se passa dentro da mesma. Foi criada no dia 28 de maio de 2004, ou seja, já completou três anos de existência e, até o momento da postagem desta pesquisa, possuía 565.336 membros. Foi utilizada para a pesquisa uma amostra de 150 membros de todas as regiões de país, em que 70,6% (106) são mulheres e 29,4% (44) são homens, ambos com idade entre 14 e 38 anos de idade.
O tópico mais interessante do ponto de vista da publicidade e do marketing, com 68 respostas de 1º de janeiro deste ano até o dia de hoje, 11 de junho, diz respeito ao valor da bebida onde os membros moram – “quantu é a smirnoff ai?”. A partir dos dados podemos ver que o preço da Smirnoff Ice no Brasil, de acordo com o depoimento dos membros, varia entre R$2,00 (Garanhuns-PE) e R$9,00 (Rio de Janeiro-RJ), desconsiderando diferenças de preço entre supermercados e casas de shows e situação econômica de cada região brasileira.

Já no lado negativo, a comunidade “Odeio Smirnoff Ice” possui um dono, foi criada em 16 de junho de 2005 e até a postagem deste texto possuía 140 membros. Foi utilizada uma amostra de 45 membros, sendo 60% (27) homens e 40% (18) mulheres entre 15 e 29 anos de idade.
Em um de seus tópicos, é sondado quem concorda que smirnoff é uma bebida ruim – “quem concorda??” e até o momento constam 24 respostas. A maioria das pessoas apresenta as seguintes queixas:
- Baixo teor alcoólico;
- Preço elevado entre outros.
O maior problema observado por nós nesta comunidade é o caso de discriminação de homossexuais (“é bebida de viado!”) e tribos de jovens (“modinha dos pregos e patys”).

Se esta pesquisa viesse a ser utilizada para fins de análise de marketing, os profissionais da empresa fabricante da Smirnoff Ice ficariam muito felizes porque o número de pessoas que não aprovam o produto é muito pequeno em relação aos que se consideram amantes da bebida, e poderiam concentrar mais seus anúncios ao público masculino que, aqui, teve maioria na turma dos insatisfeitos.

Imagem retirada do site: Prike <http://www.prike.ee/web_image_show2.php?image_id=49>.

Nenhum comentário: