sexta-feira, 9 de março de 2007

Localize-se na Web 2.0



Todo mundo já percebeu que a internet é um meio que promove a integração entre as pessoas, certo? Errado. Ainda existe um monte de gente que não percebeu isso e então foi necessário o surgimento de uma denominação mais abrangente, totalmente voltada para a interligação entre a web e o usuário e, de certa forma, mutante.
A web 2.0 é o nome dado à chamada “segunda geração da World Wide Web" [Folha Online: 2006] que traz uma maior facilidade e simplicidade de uso e, não só enfatiza, mas depende da colaboração dos internautas para que ela exista (Para quem segue essa linha de pensamento, o momento anterior da www, era 1.0 pelas questões de interatividade e velocidade das informações). Assim como nas empresas que perceberam que a colaboração de todos os funcionários é necessária, também vem acontecendo isso no mundo web. Só de uma conversa entre amigos já podemos ver como é grande o acesso de sites que fazem uso dessa ferramenta de navegação “encontrei numa comunidade do Orkut um fulano que eu não via há anos...”, ou “comente o tópico que eu postei na comunidade tal”. Hoje, é possível realizar uma reunião no sistema de teleconferências, com pessoas espalhadas pelo mundo inteiro e ligadas em rede. Você pode entrar em um site de receitas gastronômicas, dar sugestões, fazer reclamações, postar outras receitas, saber informações nutricionais, pesquisar um ingrediente típico de determinada região e descobrir como você pode encontrá-lo na sua própria região ou substitui-lo por um que não altere o resultado da guloseima.
Com o amadurecimento no desenvolvimento de aplicativos web, hoje se faz possível a criação de enciclopédias virtuais como a Wikipédia, que tem seu conteúdo todo elaborado por usuários cadastrados, permitindo não só que seu usuário poste artigos, mas também que os demais possam corrigir, reformular ou acrescentar mais informação àquele tópico específico; é possível “reciclar” as páginas. Nessa “nova geração” (que não faz revoluções, apenas mostra evolução), não adianta um site ter uma interface maravilhosa cheia de linguagens complexas se não houver nele um conteúdo de real relevância para o leitor. Não é à toa que páginas como o Google sejam simples e do ponto de vista gráfico até feiosinhas, mas possuam um dos maiores números de acesso graças ao imenso volume de conteúdo que é encontrado nelas.
E então qual é a melhor coisa a se fazer? Localize-se na web 2.0. Participe dessa evolução da internet onde é possível opinar sobre o que acontece. Para quem é ligado à questões políticas, pense na web 2.0 como sua chance de ter voz e vez, de se mostrar ao mundo e buscar novos horizontes. Se você não dá a mínima para o cenário político, pode começar a mudar de opinião, porque nessa web de tantos seres pensantes e falantes é preciso ter conteúdo e flexibilidade para continuar sobrevivendo.

Dê uma olhadinha
Google e You Tube
37signals manifesto (site em inglês)
Windows Live
del.icio.us (site em inglês)

Referências:
Folha Online. Entenda o que é a Web 2.0. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u20173.shtml>. Acesso em: 7, mar. 2007.
Carreira Solo. Web 2.0. Você sabe o que é? Nossos clientes também não. Disponível em:<http://www.carreirasolo.org/archives/web_20_voce_sabe_o.html>.
Acesso em: 7, mar. 2007.
Web 2.0 pé no chão. Disponível em: <http://blog.elcio.com.br/web-20-pe-no-chao/>. Acesso em: 7, mar. 2007.

Um comentário:

Amandinha disse...

oi si, seu blog possui referências muito boas, sites muito interessantes e isso dá credibilidade à postagem.
bjo