Os blogs têm uma história de interligação muito interessante, mas nem sempre é assim que funciona. Houve um grande período em que, quase generalizadamente, só haviam blogs que funcionavam como diários on-line e formas de promoção gratuita de imagem pessoal via web, aliás, esse período foi o responsável pela popularização e pelo aumento dos blogs. Mas, atualmente, as grandes tendências dos blogs são se transformarem em ferramenta de marketing, como podemos ver na matéria Quais as empresas e marcas mais populares da blogosfera brasileira, e em formas de disseminação de conhecimento e informação.
São comuns os casos em que são postados nos blogs comentários sobre marcas e empresas. Esses comentários servem como medidores de popularidade, sejam eles bons ou ruins. Ficar atento a essas “pesquisas de satisfação” da blogosfera implicam numa prevenção de possíveis problemas no mercado comercial. Tanto podem melhorar os lucros de uma empresa como também podem derrubar a imagem de qualquer uma. Hoje algumas empresas não mantêm sites, ao invés disso usam blogs que podem ser criados até pelos próprios consumidores.
Talvez a melhor tendência assumida pelos blogs seja a que diz respeito ao conhecimento e à educação. Assim como está acontecendo com a matéria de Linguagem e Laboratório Multimídia que está vindo para este blog e outros (visite alguns “Mult Blogueiros”) a fim de ser discutida e aprimorada, acontece também com outras escolas, universidades e estabelecimentos de ensino que dispõem de recursos para as conexões. O conhecimento vem sendo distribuído nos blogs pelas mãos de professores, alunos, jornalistas, estudiosos e profissionais das mais diversas áreas, facilitando a busca de curiosos e estudantes por informação de referência.
Na área de nosso curso, Publicidade e Propaganda, existem alguns blogs muito interessantes e um deles produzido por uma aluna recém-formada, Nayane Azeredo, da Faculdade Promove de Sete Lagoas, o Mundo TPM. Para quem se interessa muito pelo assunto, existe um livro chamado “Blogs”, de 2003 escrito pelos portugueses Paulo Querido e Luís Ene. Logo abaixo você confere duas listas de links: a primeira de blogs sobre publicidade e a segunda de assuntos interessantes e variados.
Mundo TPM Biscoito Fino
Publicidade de saia Blog do Tas
Marketing, Propaganda e Rock n'roll Brazileira!preta
Brainstorm Eu hein?
Blogcitário Robot Wisdom (1º blog; 1997; em inglês)
10Propaganda Sãoken Word (Komninos Zervos) (audioblog, poesias)
Referências:
BEIGUELMAN, Giselle. Blogs: existo, logo publico. Trópico. Novo mundo/Mídia. Disponível em: <http://pphp.uol.com.br/tropico/html/textos/1578,1.shl>. Acesso em: 7, mar. 2007.
FELITTI, Guilherme. Os 10 blogs mais populares da internet brasileira. IDG Now! Tecnologia em primeiro lugar. Disponível em: <http://idgnow.uol.com.br/internet/2006/12/20/idgnoticia.2006-12-19.8171917263>. Acesso em: 7, mar. 2007.
MANZONI, Ralphe. Quais as empresas e marcas mais populares na blogosfera brasileira? IDG Now! Tecnologia em primeiro lugar. Disponível em: <http://idgnow.uol.com.br/internet/blog_dos_blogs/archive/2007/03/06/quais-as-empresas-e-marcas-mais-populares-da-blogosfera-brasileira>. Acesso em: 7, mar. 2007.
RECUERO, Raquel da Cunha. Warblogs: os Blogs, a Guerra no Iraque e o Jornalismo online. Verso e reverso – Revista da Comunicação. UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Disponível em: <http://www.versoereverso.unisinos.br/index.php?e=1&s=9&a=8>. Acesso em: 7, mar. 2007.
Wikipédia, a enciclopédia livre. Weblog. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Weblog>. Acesso em: 7, mar. 2007.
São comuns os casos em que são postados nos blogs comentários sobre marcas e empresas. Esses comentários servem como medidores de popularidade, sejam eles bons ou ruins. Ficar atento a essas “pesquisas de satisfação” da blogosfera implicam numa prevenção de possíveis problemas no mercado comercial. Tanto podem melhorar os lucros de uma empresa como também podem derrubar a imagem de qualquer uma. Hoje algumas empresas não mantêm sites, ao invés disso usam blogs que podem ser criados até pelos próprios consumidores.
Talvez a melhor tendência assumida pelos blogs seja a que diz respeito ao conhecimento e à educação. Assim como está acontecendo com a matéria de Linguagem e Laboratório Multimídia que está vindo para este blog e outros (visite alguns “Mult Blogueiros”) a fim de ser discutida e aprimorada, acontece também com outras escolas, universidades e estabelecimentos de ensino que dispõem de recursos para as conexões. O conhecimento vem sendo distribuído nos blogs pelas mãos de professores, alunos, jornalistas, estudiosos e profissionais das mais diversas áreas, facilitando a busca de curiosos e estudantes por informação de referência.
Na área de nosso curso, Publicidade e Propaganda, existem alguns blogs muito interessantes e um deles produzido por uma aluna recém-formada, Nayane Azeredo, da Faculdade Promove de Sete Lagoas, o Mundo TPM. Para quem se interessa muito pelo assunto, existe um livro chamado “Blogs”, de 2003 escrito pelos portugueses Paulo Querido e Luís Ene. Logo abaixo você confere duas listas de links: a primeira de blogs sobre publicidade e a segunda de assuntos interessantes e variados.
Mundo TPM Biscoito Fino
Publicidade de saia Blog do Tas
Marketing, Propaganda e Rock n'roll Brazileira!preta
Brainstorm Eu hein?
Blogcitário Robot Wisdom (1º blog; 1997; em inglês)
10Propaganda Sãoken Word (Komninos Zervos) (audioblog, poesias)
Referências:
BEIGUELMAN, Giselle. Blogs: existo, logo publico. Trópico. Novo mundo/Mídia. Disponível em: <http://pphp.uol.com.br/tropico/html/textos/1578,1.shl>. Acesso em: 7, mar. 2007.
FELITTI, Guilherme. Os 10 blogs mais populares da internet brasileira. IDG Now! Tecnologia em primeiro lugar. Disponível em: <http://idgnow.uol.com.br/internet/2006/12/20/idgnoticia.2006-12-19.8171917263>. Acesso em: 7, mar. 2007.
MANZONI, Ralphe. Quais as empresas e marcas mais populares na blogosfera brasileira? IDG Now! Tecnologia em primeiro lugar. Disponível em: <http://idgnow.uol.com.br/internet/blog_dos_blogs/archive/2007/03/06/quais-as-empresas-e-marcas-mais-populares-da-blogosfera-brasileira>. Acesso em: 7, mar. 2007.
RECUERO, Raquel da Cunha. Warblogs: os Blogs, a Guerra no Iraque e o Jornalismo online. Verso e reverso – Revista da Comunicação. UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Disponível em: <http://www.versoereverso.unisinos.br/index.php?e=1&s=9&a=8>. Acesso em: 7, mar. 2007.
Wikipédia, a enciclopédia livre. Weblog. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Weblog>. Acesso em: 7, mar. 2007.
Imagem: <http://www.stockxpert.com/browse.phtml?f=view&id=70320>.
(Obs. Especial para titia Kaorí: Acho que os blogs não possuem www porque não tem o domínio registrado na internet como próprio; estão hospedados em outro tipo de servidor. Será?)
(Obs. Especial para titia Kaorí: Acho que os blogs não possuem www porque não tem o domínio registrado na internet como próprio; estão hospedados em outro tipo de servidor. Será?)
4 comentários:
iai simone..
olha seu blog tá muito bom realmente,você escreve muito bem..
e adorei as imagens que voce colocou estão divinas..
t+++
bjuxx
Sissa seu blog é bom não é ótimo.
Um dos motivos que eu até agora não tinha blog é essa finalidade de auto valorização pessoal e diário de vidas nada interessantes.
Mas como fixação de conteúdo acadêmico é bem válido.bjs Depois me manda esses links de blogs por email pode ser no do gmail mesmo.
Obrigada e adorei as flores são como você belas e marcantes.te adoro viu?
Adorei a forma como você abordou esse tema. Ao contrário de muitas pessoas você empregou outro significado a Blog. Parabéns!!
Abraços!!!!!
Postar um comentário