terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

O que é multimídia?



Segundo a Grande Enciclopédia Larousse Cultural, multimídia é a “forma de comunicação com utilização de múltiplos meios: sons, imagens, textos, vídeos, animações.”. Por mais simplória que pareça, esta definição é correta e diz tudo em pouquíssimas palavras.
Multimídia é uma expressão que passou a ter maior evidência com o advento do computador. Para quem se lembra, os primeiros
personal computers não possuíam os recursos de som e leitura e gravação de arquivos como os de hoje. Só com o surgimento do famoso kit Multimídia que os computadores ganharam caixinhas de som e CD-Rom (agora já nem se sabe ao certo o número de novidades e mídias disponíveis para os computadores pessoais). Porém muito antes disso, o termo multimídia já era usado para definir produções que integravam diversos meios de comunicação independentes, como gravadores de áudio, projetores de cinema, monitores de vídeo e outros. Estúdios, por exemplo, eram tidos como ambientes multimídia, pois integravam uma gama de meios de comunicação para diversos fins; era possível integrar sons, imagens, animações e textos por mais que agora isso pareça inevitável.
Hoje, a multimídia está presente nos CDs, TVs interaivas, vídeo-games, DVDs, aparelhos celulares, etc., mas, de fato, a
web é o maior meio multimídia conhecido porque possibilita que seu usuário crie, manipule, armazene e pesquise conteúdos. Cada conteúdo acessado abre um leque de opções em forma de links que criam uma navegação infinita.
No entanto, a multimídia exige do usuário da internet bom senso e atenção para distinguir e filtrar o que – dentro dessa infinidade de informação – tem realmente relevância para seus objetivos.
Para quem gosta de muito do assunto seguem abaixo links de matérias e animações que ilustram um pouco as possibilidades da multimídia.

Referências:
Grande Enciclopédia Larousse Cultural. Multimídia. São Paulo: Nova Cultural Ltda., 1995-1998. Vol. 17, p. 4118.
Inpacto TV – Vídeo-produções. O que é multimídia? Disponível em: <
http://www.inpactotv.com/inpactotv_com/multimídia.htm>. Acesso em: 27, fev. 2007.
NAVARRO, Pedro Luis Kantek Garcia e C. DA CUNHA, Maria Alexandra V.. Primeiros passos – O que é Multimídia? Disponível em: <
http://www.pr.gov.br/batebyte/edições/1992/bb14/primeiros.htm>. Acesso em: 27, fev. 2007.
Nova Enciclopédia Barsa. Multimídia. São Paulo: Barsa Consultoria Editorial., 2001. Vol. 10, p. 196-197.
Wikipédia, a enciclopédia livre. Multimedia. Disponível em: <
http://pt.wikipedia.org/wiki/MultimÃ-dia#Origem>. Acesso em: 27, fev. 2007.

Por que Ferramenta?



Como todo bom anfitrião, eu, Síssa Souza, quero convidar você a conhecer um pouco sobre os temas discutidos nas aulas de Linguagem e Laboratório Multimídia do 3º período de Comunicação – PP da Faculdade Promove de Sete Lagoas/MG que serão postados neste blog e em cerca de 20 outros blogs criados pelos demais alunos.
Nesta breve apresentação, quero explicar algumas coisas. Vou começar com o porquê do nome Ferramenta. Enquanto pensava em um nome para o meu blog, passeava pela tela do PC com o mouse e começaram a surgir aquelas explicações típicas do Windows: barra de ferramentas, menu ferramentas, etc. Logo associei a palavra à conhecimento. A grande finalidade do conhecimento é ser ferramenta, instrumento, meio de alcançar algum objetivo, alguma meta, pois não adianta ter conhecimento e não saber o que fazer com ele. Então, partindo para a parte semiótica da coisa, pensei em um template básico (ferramentas são a base de uma construção; o básico a ser utilizado.). Pensei também em cores que me remetem a ferramentas. As mais comuns são o cinza e o laranja. Tenho certeza que todo mundo já teve em casa uma ferramenta de metal prateado (cinza) com o cabo alaranjado. Para não ser muito básica acrescentei alguns tons terrosos e vermelho, não só porque combinam mas porque lembram o contato manual do homem com as ferramentas - já que o conhecimento não é nada sozinho e precisa de alguém para manuseá-lo.
Portanto, neste blog eu dou as ferramentas e você constrói.